O preço das casas em Portugal subiu 7,6% entre julho e setembro de 2023 quando comparado com o período homólogo, de acordo com os mais recentes dados do Eurostat . Assim, Portugal está na quarta posição como um dos países da Zona Euro onde a subida dos preços é mais acentuada, e na quinta posição entre os restantes países da União Europeia (UE).
Esta subida homóloga é menor desde o primeiro trimestre de 2021, sendo que os preços verificaram um aumento de 6% em Portugal, uma tendência que tem vindo a registar abrandamento desde o terceiro trimestre de 2022.
Comparativamente, entre julho e setembro do ano passado, sete países da Zona Euro verificaram queda nos preços da habitação, sendo eles o Luxemburgo, com descida de 13,6%, Alemanha, onde desceram 10,2%, Finlândia, com 7%, Áustria, com 2,2% e França, onde a queda foi de 1,5%.
Fora da Zona Euro, verificaram-se as maiores quedas homólogas dos preços das casas na República Checa, Dinamarca, Suécia e na Noruega, com descidas de 3,5%, 0,2%, 4,2% e 0,5%, respetivamente.