Os dados, relativos aos preços de venda dos imóveis a nível local, foram divulgados recentemente, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta entidade dá conta de que, no terceiro trimestre do ano passado, o valor mediano das vendas de casas foi de 1.641 euros por metro quadrado. Foi assim ultrapassado, tal como vem acontecendo trimestre após trimestre, um novo máximo histórico.
Mas há alterações na tendência verificada até agora. Apesar de representar uma subida de 10% em relação a igual trimestre do ano anterior, este valor representa um crescimento de 0,7% em relação ao período de Abril a Junho de 2023, o que significa uma taxa de variação muito inferior às subidas trimestrais, em cadeia, de 4% que tinham sido registadas na primeira metade de 2023.
Ao mesmo tempo, há já várias regiões onde se registam quebras trimestrais, um dado que permite compreender a tendência mais recente do mercado de aquisição de habitação.
Assim, é possível concluir que poderemos estar perto do teto máximo de subida do preço das casas, o que significa quem comprar agora não poderá esperar uma valorização do seu investimento sequer próxima da que se tem verificado nos últimos anos.